Sobre a
indústria química

Sobre a <br> indústria química

Comemora-se em 18 de junho o Dia do Profissional da Química. A data é uma referência à publicação da Lei 2.800, que em 1956 criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs). Dali em diante, as atribuições de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional na área passaram do Ministério do Trabalho para o Sistema CFQ/CRQs, composto por integrantes da classe eleitos para dirigir os Conselhos.

Há hoje no Brasil 21 Conselhos Regionais de Química, que orientam suas ações com base nas resoluções normativas e ordinárias publicadas pelo CFQ, sediado em Brasília. Todo o sistema contabiliza ao redor de 120 mil profissionais registrados. A Valeu Petroquímica se faz presente nesse cenário, crescendo constantemente e evoluindo a cada dia para entregar o melhor para os seus clientes.

O campo de atuação dos químicos talvez seja o mais abrangente entre todas as profissões. Da água tratada que chega às torneiras, passando pelos itens de limpeza doméstica ou industrial, pelas tintas que protegem e embelezam os mais variados tipos de superfícies, as soluções que esterilizam instrumentos médicos, as tecnologias que dão mais segurança aos alimentos e prolongam seus prazos de validade, os produtos de higiene pessoal e beleza que ajudam a melhorar nossa autoestima, o desenvolvimento e aplicação de técnicas que não só resultam em produtos mais sustentáveis como também recuperam danos ao meio ambiente, chegando até a produção de fármacos e a realização de pesquisas que revolucionam constantemente os tratamentos de saúde.

Se pudéssemos resumir todas essas áreas em uma só, poderíamos dizer que o principal campo de atuação dos profissionais da Química é contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, e a Valeu Petroquímica também se compromete nessa missão, trazendo inovação e qualidade em seus produtos e serviços.

Por: Valeu Petroquímica