Conheça os tipos e funções do Polietileno

Conheça os tipos e funções do Polietileno

Os tipos de polietileno se diferenciam pelas condições das suas reações e do sistema empregado em seu processo de polimerização. Os três principais tipos, e os que são oferecidos pela Valeu Química, são o de Alta Densidade (PEAD), o de Baixa Densidade (PEBD) e o Linear de Baixa Densidade (PELBD).

As propriedades de cada um serão especificadas a seguir:

  • PEBD: combina tenacidade, boa resistência ao impacto, alta flexibilidade, propriedades elétricas notáveis e estabilidade. Além disso, ele também é muito resistente à água e pouco solúvel em solventes polares como cetonas, ésteres e álcoois. Ele pode ser aplicado na fabricação de filmes, frascos flexíveis, embalagens para líquidos e plastificação.
  • PEAD: graças a sua cristalinidade e à diferença de índice de refração, os filmes de PEAD finos são translúcidos e menos transparentes que os de PEBD, mas as suas características elétricas são inferiores. O PEAD exibe baixa reatividade química, é estável em soluções alcalinas, de qualquer concentração, e pode ser considerado resistente ao calor. Suas principais aplicações são a fabricação de assentos sanitários, capacetes, embalagens para cosméticos e detergentes, brinquedos e potes.
  • PEBDL: por conta da sua estrutura molecular diferenciada, o PEBDL possibilita a produção de películas plásticas e fios mais finos, resistentes e recicláveis. Ele também possui uma maior resistência à deformação de superfície, embora possua um processamento mais difícil. É utilizado, principalmente, na produção de filmes agrícolas e multicamadas, fraldas, laminação e embalagens no geral.

Por: Valeu Química